CODIGO PLANTILLA 2 COLUMNAS
CODIGO PLANTILLA 3 COLUMNAS

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Passo a passo – Como fazer um porta batom com craquele



From: Alessandra Q Castro (ALE)

Passo a passo – Como fazer um porta batom com craquele

Porta batom com craquele

passo a passo como fazer um porta baton com craquele (11)

Você sabe o que é Craquele?

A técnica de craquele tem origem francesa e é responsável pelo efeito de rachaduras em peças de madeira, cerâmica, vidros etc. E até efeitos em unhas como utilizamos ultimamente na moda feminina.

Existem diferentes tipos de produtos para fazer craquelar, dentre eles estão: Kit Craquele, tinta craquele, verniz craquele, cola branca, entre outros. Cada um se trabalha de uma maneira, mas todos têm o efeito de rachado.

Alguns precisam de verniz por cima para dar acabamento, outros não precisam de nada, pois já tem o acabamento brilhante. A maioria desses produtos são solúveis em água, ótimo, pois não tem cheiro forte.

Eles podem ser aplicados com pinceis ou espojas, depende do efeito desejado. Alguns podemos acelerar a secagem outros devemos aguardar a secagem sozinha para um melhor resultado.

O ato de “craquelar” significa que a tinta reage em cima de uma superfície extremamente brilhante. Com a secagem do mesmo ela encolhe, dando as rachaduras e o efeito de craquele.

Algumas pessoas acham que esse efeito é feito com um palito. Passa a tinta e depois com o palito desenhamos os trincos, mas não é. A tinta reage sozinha fazendo o efeito “rachado” que todos gostam.

Fiquem atentos quando o assunto for “Craquele”, eles têm o mesmo nome porem fazem efeitos diferentes quando se usa produtos diferentes. Leia sempre o rotulo para saber qual o tipo de “craquele” você esta usando.

No decorrer dos passo a passo mostrarei a vocês os diferentes tipos. Esse do passo a passo de hoje é o craquele com Kit craquele. Aquele da caixinha que vem dois produtos: Verniz Base e verniz Craquelador.

O acabamento dele já é brilhante, porem não precisa passar nenhum impermeabilizante por cima. Mas se você quiser passar um verniz fosco pode. Mas não precisa. Você pode utilizar por baixo uma tinta PVA ou tinta acrílica.

Vamos ao passo a passo e entender diretinho o que é o craquele?

Você também pode gostar

Artesanato: Passo a passo craquele com tinta craqueleArtesanato: Passo a passo craquele com tinta craquele

Passo a passo como fazer um porta DVD com craquelePasso a passo como fazer um porta DVD com craquele

Caixa Redonda com Tinta CraqueleCaixa Redonda com Tinta Craquele

Passo a passo de como fazer uma caixa com papel scrapbookPasso a passo de como fazer uma caixa com papel scrapbook

Passo a passo de artesanato - Como fazer um quadro de arte francesaPasso a passo de artesanato - Como fazer um quadro de arte francesa



Passos

Materiais: Adesivo Litoarte, kit craquele Rosa bebe, PVA Rosa Bebe, PVA Rosa Escuro, Fita Crepe, Verniz em Spray Fosco, Pinceis: 471, 446, 427, marcador permanente preto.

Passo 1: Pinte toda a peça com o PVA Rosa Bebe. Lixe e passe novamente. Se necessário aplique uma terceira demão. Rasgue a fita crepe.

Passo 2: Cole a fita crepe na peça com o rasgado para cima. Aperte bem.

Passo 3: Pinte essa parte com o PVA Rosa escuro. Deixe secar. Passe uma segunda demão se necessário for. Com a tinta bem seca passe 2 demãos de verniz base na peça.

Passo 4: Com o verniz base seco, passe uma demão de verniz craquelador. Se passar em movimento de X o efeito fica mais bonito. Deixe craquela sozinho. Não acelerar.

Passo 5: Vamos fazer o sombreado. Com o pincel 427, molhe-o na água, tire o excesso num paninho úmido, pontinha do pincel na ponta da tinta PVA Rosa Escuro. Faça o sombreado em toda a peça, inclusive na tampa.

Passo 6: Depois de seco faça pespontos com o marcador permanente preto com o lado mais fino.

Passo 7: Recorte o adesivo e cole-o na peça. Passe verniz em Spray em toda a peça.

Beijos Livia Fiorelli

ALESSANDRA QUEIROZ CASTRO

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário