Mais uma colaboração da Marcia Aparício
reciclagem de vidros
Materiais:
Primer ( eu usei da acrilex para vidro, pet...)
tinta pva areia (acrilex)
tinta pva verde oliva (acrilex)
tinta pva castanho claro (acrilex)
Figuras a seu gosto
Tecido para a tampa
Sisal, ou rafi para dar acabamento
cola de tecido para colar o tecido na tampa
verniz (eu usei spray da acrilex)
Pincel macio para a pintura e chanfrado para sombrear as figuras e rolinho.
pinta bolinhas
paninho de malha umedecido
Passo a passo
Lave bem os potes de vidro e seque-os.
Passe um pano com alcool para tirar as impurezas.
Passe duas demãos de primer intercalando a secagem. Respeite o tempo pedido pelo fabricante. Ainda assim deixo descansar por 24 horas.
Passe duas ou três demãos de areia. Eu passo com pincel e aliso com o rolinho. Motivos country pedem a textura do rolinho. Respeitando a secagem entre as demãos. Use secador somente se tiver urgência, pois a secagem natural é melhor. Ainda assim, se for usar, respeite uns 50 cm de distancia a frio.
Com a tinta verde oliva aguada (meio a meio) passe em todo o vidro e imediantamente bata a malha amassada em todo ele tirando todo o excesso. Deixe apenas como se estivesse envelhecido.
O mesmo processo faça com a tinta castanha.
Cole a figura. Quando não são adesivas, eu uso cascorez diluida com água, e aliso bem!
Com o pincel chanfrado faça as sombras utilizando a cor que manchou o vidro.
Na tampa colei tecido e finalizei com sisal.
Sobre a combinação de cor da figura e o vidro: Na verdade, a figura é adesiva e já vem daquela cor. Ao pintar o pote, tentei imitar a tonalidade do fundo da figura, usando o aguadinho que falei no pap e passando a malhinha úmida tirando o excesso.
Quanto a ferrugem...Eu costumo lavar bem as latinhas, secar ao sol, quando não tem sol, coloco no forno após secar com pano de prato. Depois passo um pano ´´umido com vinagre e deixo secar novamente.... Agora, quando for pintar analise a lata para ver se não existe nenhum ponto de ferrugem, para não correr o risco.
Quanto ao primer, existem inúmeros no mercado. Eu uso o da acrilex para vidro, pet e metal. Pois foi o único que encontrei na minha cidade. Tem um também que se compra em casa de tintas, em latas maiores, chamado galvite, acho que é da S. Willians, não tenho certeza, Quem usou amou!!!! Acho que o principal é deixar secar bem entre uma demão´e outra, para não correr o risco, na dúvida deixo 24 hs! Tiro um dia só pra isso, daí o trabalho rende!
Aqui postarei trabalhos de outras artesãs,nas quais me inspirei, ou achei o trabalho legal, ás quais darei o devido crédito e aqueles que não tiverem o crédito e for seu ou você souber de quem é me avise! Repito: Os trabalhos postados no blog, em sua maioria, não são meus, apenas disponibilizo de minha coleção pessoal e outros que encontro pela internet. Caso haja algum trabalho de sua autoria entre em contato para que lhe dê os créditos ou retire imediatamente, se essa for sua decisão.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Reciclagem de vidros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário