CODIGO PLANTILLA 2 COLUMNAS
CODIGO PLANTILLA 3 COLUMNAS

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como fazer um bate-mão decorado com patchwork e flor de tecido





Link to Artesanato e Decoração - Vila do Artesão



Bate-mão decorado com barrado em patchwork e flor de tecido Em nossos papos sobre patchwork aprendemos a fazer um descanso de panela e uma toalha de copa em projetos simples e vistosos.
Hoje, para completar esse conjunto de cozinha super fofo, vamos aprender a fazer um bate-mão que também tem uma flor de tecido como detalhe especial.

É claro que vamos aproveitar também as dicas já vistas nesses outros tutoriais, assim caso você perdeu algum deles confira a abaixo:


Como fazer um bate-mão


Anote o material:
  • 1 toalhinha de mão
  • tecido de algodão estampado claro e escuro, e 1 tecido liso e um em tom verde
  • manta acrílica
  • 30 cm de fita de cetim nº 0
  • 1 botão grande
  • plumante
  • renda de algodão crú
  • 1 argola
  • 1 pedaço de velcro de 5x5cm
Material para costurar um bate-mão em patchwork
Costure os quadrados para formar sua peça de patchwork Corte nos tecidos estampados, 4 quadrados de 8x8cm de cada cor. Corte também no tecido liso duas tiras de 28×4 cm e mais 2 tiras de 22x4cm. Clique aqui e relembre como devem ser costurados os quadrados e depois as tiras.
Numa das bordas do tecido liso, costure a tira de renda crua sobre o lado direito da peça de patchwork. Costure a renda no lado direito do patchwork
Dobre a outra borda para o avesso Na outra borda da peça de patch faça uma dobra de 2cm do tecido liso para o lado do avesso e passe a ferro sobre o direito da peça.

Posicione o direito do barrado de patch sobre o avesso da toalhinha de mão, deixando a borda dobrada posicionada no lado de cima, e alinhe a borda com a renda embaixo com a borda da toalhinha. Passe a costura por toda a borda de baixo.
Vire o barrado para o outro lado, sobre o direito da toalhinha e passe a borda de baixo com ferro. Clique aqui e relembre como foi feito no pano de copa. É o mesmo processo.

Para fixar o barrado na toalhinha, costure o tecido liso usando pontos decorativos da máquina.
Costure a tira de baixo primeiro e depois a tira de cima.
Na borda de cima, antes de costurar, encaixe a renda crua por trás para fazer o acabamento, e costure também com o ponto decorativo.
Fixe o barrado na toalhinha com pontos decorados
Vire o tecido liso para a lateral e costure à mão Para o acabamento das laterais da peça de patch, vire o tecido liso para o lado de trás da toalhinha e costure usando pontos invisíveis. Clique e aprenda o ponto invisivel.

Muito bem, nosso barradinho de patchwork está pronto, agora vamos fazer a for de tecido para decorar a parte de cima do bate-mão.

Flor de tecido para enfeitar


Clique aqui para os moldes, imprima e recorte no papel.
Depois corte duas partes para a flor maior num dos tecidos lisos e 4 partes para as folhas no tecido verde.
Corte os moldes conforme mostra a imagem
Costure a flor e as folhas com a manta acrílica Alinhando os lados direito dos tecidos, posicione sobre a manta e costure na máquina. Lembre de deixar a abertura das folhas para desvirar. A flor pode costurar todo o contorno.
Corte o contorno das folhas com a tesoura e desvire as duas folhas pela abertura de baixo. Passe a ferro para assentar bem. Desvire as duas folhas pela abertura de baixo
Corte uma das camadas do tecido e desvire a flor Corte o contorno da flor e com cuidado corte no miolo uma abertura em apenas uma das camadas de tecido. Por essa abertura você vai desvirar a flor para o lado direito. Depois ajeite bem as pétalas e passe a ferro como fez com as folhas.
Faça o mesmo procedimento com o molde da flor menor, usando o tecido estampado escuro.
Vamos fazer dois moranguinhos de fuxico. Para isso corte um círculo de 12cm de diâmetro no tecido estampado escuro e corte ao meio.
Dobre formando um cone e costure a lateral. Alinhave a borda como um fuxico, recheie com o plumante e feche puxando o alinhavo. Encaixe a fitinha de cetim dentro do moranguinho antes de arrematar.
Prepare dois moranguinhos de fuxico
Separe as partes do enfeite Confira o que é preciso para o seu enfeite: uma flor maior lisa, uma flor menor estampada, duas folhas, dois moranguinhos de fuxico e um botão.
Monte o arranjo da seguinte maneira:
a flor lisa, sobre ela a flor estampada.
Fixe nas 2 flores o botão e na parte de trás das mesmas fixe ainda os 2 moranguinhos.
As folhas você fixa por último. Tudo com costura.
Monte o enfeite como mostra a imagem
Costure as partes do velcro Fixe na flor uma das partes do velcro com pontos invisíveis.
Faça uma prega na parte superior do bate-mão e no lado direito dela costure a outra parte do velcro.
Na parte de trás do bate-mão fixe a argola. Costure atrás da toalha uma argola

Agora posicione a flor grudando as partes do velcro e prontinho……..seu bate-mão está feito formando um conjunto super gracioso com o descanso de panela e o pano de copa.
Mude as estampas e cores e imagine quantas possibilidades você tem de fazer esses projetinhos de patchwork.
Conjunto de cozinha combinando feito com patchwork

--
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário